quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Análise SWOT


A análise SWOT se trata de uma ferramenta para uma ampla análise ambiental corporativa, que atua como um pilar de sustentação da gestão e do planejamento estratégico de uma organização. SWOT é uma sigla em inglês dos termos Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades para o seu negócio) e Threats (ameaças para o seu negócio). Os pontos fortes e fracos, em geral, estão dentro da própria empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças, na maioria dos casos, têm origem externa.

Características da análise SWOT:
Ela se divide em dois ambientes: Interno e Externo, o primeiro ambiente se refere basicamente a própria organização e conta com as forças e fraquezas que a mesma possui. Já o segundo ambiente refere-se às questões externas, ou seja, questões de força maior, que estão fora do controle da empresa. 

                                      


Forças: Está relacionado as vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. O principal aspecto é a vantagem competitiva que tais forças podem trazer para o negócio. Quanto mais vantagem em relação á concorrência ela trouxer, mais relevante será para a Análise SWOT. 
Fraquezas: As fraquezas são as aptidões que interferem ou prejudicam de algum modo o andamento do negócio. 
Ameaças: Ao contrário das oportunidades, as ameaças são forças externas que influenciam negativamente a empresa. Devem ser tratadas com muita cautela, pois podem prejudicar não somente o planejamento estratégico da companhia, como também diretamente em seus resultados. 
Oportunidades: São as forças externas que influenciam positivamente a empresa. Não existe controle sobre estas forças, pois elas podem ocorrer de diversas formas, como por exemplo - mudanças na politica econômica do governo, alterações em algum tributo, investimentos externos, ampliação do credito ao consumidor, etc. Porém, podem ser feitas pesquisas ou planejamentos que preveem o acontecimento destes fatos. 

Etapas para realização da Análise SWOT



Ocorre através das seguintes etapas:

  • Divisão do cenário em duas partes: Para um melhor entendimento do cenário que a empresa participa, primeiramente, é necessário dividi-lo em dois ambientes: o interno e o externo.
  • Definição do ambiente interno: O ambiente interno propõe a identificação dos pontos fortes da companhia (strengths) e  também dos pontos fracos (weaknesses) em relação aos concorrentes e ao mercado. Nesta etapa devem ser estudados o contexto da companhia e as ações a serem realizadas. É importante considerar que toda característica como força ou fraqueza é altamente relativa e alterável, podendo ser enquadrada na medida do seu comportamento. 
  • Definição do ambiente externo: A análise externa tem como objetivo a identificação das oportunidades e ameaças que num determinado momento se colocam diante da empresa. Por isso, é necessário haver uma prevenção por parte dos gestores em relação aos impactos positivos e negativos que a organização possa vir a receber. Todas as previsões efetuadas possuem reflexo natural sobre o plano estratégico da empresa.
  • Diagramação dos dados: Após a identificação dos dados, colocam-se as informações numa tabela (geralmente 2x2), confira a imagem de exemplo acima. 
  • Análise final do cenário: A analise SWOT não é considerada uma ferramenta clássica da administração a toa, através da análise subjetiva das condições atuais da empresa, se faz necessário a organização do plano estratégico ideal para  o negócio. Tal plano terá base nas forças, fraquezas  e em como estas características podem auxiliar o negócio a alcançar melhores oportunidades e evitar, ou amenizar os efeitos das ameaças que estão por vir. 
Referência: BASTOS, Marcelo. Analise SWOT: Conceito e Aplicação. Disponível em: <http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html>. Acesso em: 31 ago. 2016.




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