segunda-feira, 17 de outubro de 2016

CONCEITOS BÁSICOS

Capital Próprio e Capital de Terceiros.


Capital Próprio: Constitui a riqueza liquida à disposição dos proprietários. É a soma do capital social, suas variações, os lucros e reservas. Ou seja, é aquele que se originou da própria atividade econômica da entidade, como lucros, reservas de capital e reservas de lucros. Equivale ao Patrimônio Liquido (ou Situação Liquida).

Capital de Terceiros:  Corresponde ao passivo real ou passivo exigível (obrigações) da empresa representa os investimentos feitos com recursos de terceiros. Por exemplo: compra de um imóvel financiado pelo banco em 12 vezes (Financiamento a pagar) ou compra de mercadoria (estoque) com pagamento a prazo (Fornecedores).


CONTABILIDADE,Só.Patrimônio. Disponivel em: <https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/patrimonio2.php>. Acesso em 17 out. 2016



Capital Próprio:  São os recursos originários dos sócios ou aconitas da entidade ou decorrentes de suas operações sociais. Corresponde ao patrimônio liquido.
Capital de Terceiros: Representam recursos originários de terceiros utilizados para aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.

CONTABILIDADE, Portal. Glossário. Disponivel em: <http://www.portalcontabilidade.com.br/glossario.htm>. Acesso em 17 out. 2016




Nenhum comentário:

Postar um comentário