Os vícios e as armadilhas que levam até as melhores empresas a perder bilhões com escolhas infelizes
Por que as empresas erram |
Veja os principais erros que as empresas cometem |
Agem por impulso Novos mercados, mesmo que pareçam ser uma evolução natural do negócio, precisam ser avaliados com cautela. Exemplo: rotas internacionais da TAM |
Subestimam a opinião pública Consumidores, ONGs e formadores de opinião podem destruir a reputação dos melhores produtos. Exemplo: transgênicos da Monsanto |
Superestimam o mercado Tão importante quanto criar as inovações é saber se existe mercado para elas. Exemplo: Iridium, da Motorola |
Não têm plano B Por melhor que um projeto pareça, é preciso pensar em alternativas para o caso de fracasso. Exemplo: fábrica da Mercedes, em Juiz de Fora |
Não pensam no longo prazo O que é bom para a empresa hoje pode se tornar um problema no futuro. Exemplo: acordos sindicais da GM |
Seguem a manada Correr atrás de uma tendência não é garantia de sucesso. Exemplo: Portal Amelia, criado pelo Pão de Açúcar |
Crescem a qualquer custo Fusões ou aquisições entre empresas muito diferentes podem gerar fracassos. Exemplo: aquisição da Compaq pela HP http://exame.abril.com.br/negocios/o-preco-de-uma-decisao-errada-m0039779/ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário