domingo, 23 de outubro de 2016

O preço de uma decisão errada

Os vícios e as armadilhas que levam até as melhores empresas a perder bilhões com escolhas infelizes


Por que as empresas erram
Veja os principais erros que as empresas cometem
Agem por impulso 
Novos mercados, mesmo que pareçam ser uma evolução natural do negócio, precisam ser avaliados com cautela. 
Exemplo: rotas internacionais da TAM
Subestimam a opinião pública 
Consumidores, ONGs e formadores de opinião podem destruir a reputação dos melhores produtos. 
Exemplo: transgênicos da Monsanto
Superestimam o mercado 
Tão importante quanto criar as inovações é saber se existe mercado para elas.
Exemplo: Iridium, da Motorola
Não têm plano B 
Por melhor que um projeto pareça, é preciso pensar em alternativas para o caso de fracasso. 
Exemplo: fábrica da Mercedes, em Juiz de Fora
Não pensam no longo prazo 
O que é bom para a empresa hoje pode se tornar um problema no futuro. 
Exemplo: acordos sindicais da GM
Seguem a manada 
Correr atrás de uma tendência não é garantia de sucesso.
Exemplo: Portal Amelia, criado pelo Pão de Açúcar
Crescem a qualquer custo
Fusões ou aquisições entre empresas muito diferentes podem gerar fracassos. 
Exemplo: aquisição da Compaq pela HP

http://exame.abril.com.br/negocios/o-preco-de-uma-decisao-errada-m0039779/

Nenhum comentário:

Postar um comentário