sábado, 26 de novembro de 2016

Como ser Inovador e prever tendências de sucesso?





Inovar deixou de ser um diferencial e hoje é um pré-requisito principalmente para quem está abrindo um novo negócio. Em um mundo onde as mudanças são constantes e a concorrência é grande, a necessidade de estar um passo a frente é cada vez maior. Nesse sentido, se diferencia aquele profissional que consegue prever tendências e antecipar que tipo de novidades o consumidor está esperando.

Ainda que ninguém tenha superpoderes para adivinhar qual será a próxima moda, existem algumas estratégias que podem ser tomadas para aprimorar essa habilidade. Apesar do paradoxo, o grande segredo para identificar o que há no futuro é estudar o passado e, principalmente, o presente. Isso porque pode existir um padrão que seja replicável ao futuro.

Assim, quem deseja adquirir essa habilidade precisa estar totalmente antenado no que está acontecendo no seu mercado, entender o que é possível fazer dentro daquele nicho que ainda não foi feito. Aliás, não basta apenas enxergar o momento, é preciso compreender porque as coisas estão como estão e que fatos anteriores justificam o presente.

Só assim será possível encontrar soluções realmente criativas, que tragam um beneficio tangível e resolvam um problema real na vida das pessoas. Como exposto no livro clássico sobre o assunto, "The Innovator's Dilemma" de Clayton Christensen, não basta para num mercado maduro trazer uma inovação pequena como diferencial. Para competir com os players estabelecidos, a startup tem que trazer uma inovação dez vezes melhor do que já existe, Os exemplos clássicos são os CD X MP3, telefone X celulares, livrarias X amazon e mais recentes taxis X Uber's ou hotéis X AirBnb.

Se colocar no lugar do cliente é outro exercício fundamental para antecipar tendências. Por mais que pareça simples, são poucos que conseguem ter esse poder de empatia. Não se trata apenas de imaginar o que as pessoas querem, mas desprover-se das suas certezas, fazer pesquisas de mercado e, principalmente, ouvir o consumidor. Neste sentido, a inovação também é um processo de expermientação e iteração. É preciso desbravar e arriscas para descobrir e conhecer novas experiencias de usuários. Isso normalmente toma muito tempo e recursos.

Ser extremamente incomodado é outro passo importante para criar inovação. Quem nunca está satisfeito com o próprio produto ou serviço tende a querer sempre aprimorá-lo e, com isso, identifica possíveis melhorias antes mesmo de chegar uma demanda ou reclamação de seus clientes.

No entanto, de nada adianta enxergar onde estão as oportunidades e não saber o que fazer com essa informação. É preciso ter agilidade e precisão para transformar grandes insights em realidade. Se prever o próximo passo não é nada fácil, dar esse passo sem se desequilibrar é ainda mais complicado.

Ainda assim, é um desafio que vale à pena ser perseguido. Hoje, as empresas realmente inovadoras não são as que seguem tendências, mas as que criam novas propostas de valor e por isso diferenciam e viram referencias. Lembre-se que a inovação pode vir fora de seu mercado de atuação, seja na arte, no dia a dia, nas conversas, ou até nas observações dos problemas alheios. Portanto, vale à pena abrir os olhos, se questionar e estudar a fundo o mundo a sua volta. Quem sabe você não possa propor a próxima tendência do mercado?


Conteúdo: Administradores.com

7 comentários:

  1. Inovar não é simplesmente fazer algo novo, é pegar algo existente e dar um novo conceito e utilidade a ela, muito show os artigos!!

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Bom artigo! Ajudou na minha pesquisa para um trabalho no ensino médio! Obrigado

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  4. Nossa, otimo artigo.
    Me ajudou muitissimo..

    Obrigada!

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  5. Sou aluna de administração também e este blog tem me ajudado muito, obrigada!!!

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  6. ótimo!! me ajudou muito.

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